Línguas

Vídeo da Lição 6

Lição 6

Se você já começou a sua jornada com Cristo, tenha certeza e confie que ele está com você, porque logo mais você ficará desanimado.

Quando você se sentir desanimado, lembre-se que Deus é mais poderoso que tudo — incluindo as suas fraquezas. Acredite que ele está mudando o seu viver e fazendo de você uma nova criatura.

Quando falhamos ou somos tentados a acreditar que estamos perdidos, lembramos que o nosso crescimento não vem porque nós somos bons (nós não somos), mas porque Cristo trabalha dentro de nós por meio da nossa confiança nele, por meio das nossas tentativas de amar, honrar e obedecer a ele.

Será que Cristo é poderoso o suficiente para nos afastar das más decisões já de imediato? Claro que é! Tudo que é bom nas nossas vidas vem dele. Nossa boa conduta é fortalecida por ele por meio da nossa fé, amor e esforço.

E será que ele é fiel para te afastar do mal? Sem sombra de dúvida!

Então, por que nos sentimos tão incapazes? Porque ele permite que nos sintamos fracos, para que possamos depender dele. Não deixe a sua fraqueza te enganar. Em vez disso, deixe que ela seja a razão pela qual você acredita que Deus é a sua força.

Então o que rouba a nossa confiança em Deus? Quando, de repente, nós duvidamos que temos a força para obedecer, o que mudou?

Nós esquecemos de quem Deus é. Nós esquecemos quem nós somos nele. Nós vacilamos na confiança de que ele é poderoso o suficiente para nos impedir de escolher o mal. E, verdadeiramente, nós deixamos que o nosso coração se afaste dele para ir para outras coisas.

O último erro é o mais sorrateiro e o que mais causa danos. Todo erro começa quando deixamos que nosso coração se afaste de Cristo. Por isso é tão importante criar um hábito diligente de leitura da Bíblia, oração e adoração todos os dias. Porque nós somos facilmente distraídos e nossa memória é curta.

Nós não podemos nunca esquecer que Deus é a nossa vida. “O Poema da Salvação” usa a frase “Vem mudar o meu viver.” Esta frase mostra que as nossas vidas nunca serão as mesmas depois de conhecer a Cristo e isso acontece por causa de quem ele é. Você tem um amigo ou alguém da família de quem você gosta muito? Por que você gosta tanto dessa pessoa? É por que você é uma boa pessoa?

Se alguém me perguntasse se eu amo a minha esposa porque sou uma boa pessoa, eu ficaria confuso e até um pouco ofendido.

Eu a amo porque ela é incrível! Meu amor por ela não tem nada a ver com o fato de eu ser bom ou não. Na verdade, eu sei que eu não sou bom e por isso eu a amo ainda mais, porque ela me ama apesar de eu não ser bom.

Nosso amor por Jesus é desse jeito. Não tem nada a ver com o quanto nós somos bons. Nós o amamos porque ele é maravilhoso. Todo dia, nós deveríamos pensar sobre a maravilha que Jesus é até sentirmos o nosso amor por ele encher as nossas vidas.

Três hábitos que nos ajudam a cultivar isso são: leitura da Bíblia, oração e adoração.

Você duvida que isso funcione?

Leia as promessas de Deus de que ele nunca vai te deixar ou te abandonar. Que ele vai completar o bom trabalho que começou em você. Que ele te amou quando você o odiava e te escolheu para ser dele. Que, à exceção da nossa falta de fé e vontade corrupta, nada pode nos separar do seu amor. E que ele te perdoou e te aceitou.

Quando você duvidar de que ele está renovando a sua mente, lembre-se que ele faz isso por meio da sua Palavra. Quando você duvidar que tem poder para negar o mal, lembre-se das vezes que ele já te deu força para vencer o mal. Quando você duvidar do seu amor por ele, lembre-se que ele é maravilhoso demais para não o amarmos. Quando você duvidar que pode fazer alguma coisa boa, lembre-se de que todas as coisas boas na sua vida vêm dele.

Ande em humildade, amor e obediência a Cristo, tendo a certeza de que ele está mudando e renovando o seu viver.

O Espírito de Deus vive dentro de nós, agindo em amor e nos mudando de um jeito que nem percebemos. Nós compartilhamos da sua vida como um bebê dentro da barriga da mãe compartilha de seu sangue. O bebê e a mãe continuam sendo duas pessoas distintas, mas a vida deles está ligada de uma forma bela. Da mesma forma, o Espírito Santo dá vida para o nosso espírito por meio do sangue de Jesus.

O Espírito é o que nós sentimos dentro de nós quando oramos ou adoramos a Cristo. A percepção do Espírito vivendo dentro de nós é uma experiência diária e vital. Sem essa percepção constante do Espírito, nós ficamos enfraquecidos. Mas, com ela, o Espírito de Deus nos torna fortes como nada mais poderia nos tornar.

Aprofunde-se

Leia Romanos 12:1-21. Essa passagem mostra a transformação que vem sobre nós quando rendemos nossas vidas a Deus, com uma fé viva e real. Ela dá um vislumbre do que é uma renovação espiritual. Anote e compartilhe como Deus tem renovado você. Onde ele está trabalhando mais agora? Reflita em como ele tem andado com você pacientemente, levando ao caminho do crescimento e maturidade. Você pode encontrar provas de que ele tem sido gracioso com você?