Vídeo da Lição 10

Lição 10

A igreja é qualquer um que tenha sido salvo por Deus. A igreja somos você e eu. Se nós dissermos “Não precisamos da igreja”, na verdade estamos dizendo: “Não precisamos de nenhum outro cristão e não precisamos ser cristãos.”

Nós somos a família de Deus. Ser parte da família nos ajuda a viver uma vida cristã. Nós precisamos uns dos outros porque sem “nós” não há família. Se não nos apoiarmos uns aos outros em amor, nós vamos desmoronar. Deus nos criou para vivermos com ele juntos. Se não vivemos em comunidade, nós não vivemos de verdade.

Assim como o carvão retirado do fogo, se ficarmos sozinhos, nosso calor vai acabar. Mas, se nos rodearmos de outros cristãos cujos corações estão em chamas, nosso brilho aumentará ainda mais.

A Bíblia nos alerta para que não deixemos de nos congregar. Se não nos encontrarmos com frequência com outros crentes para ler a Bíblia, orar e encorajar uns aos outros a viver uma vida cristã, nós vamos acabar nos afastando de Deus. Estar com outros cristãos no caminho nos ajuda a crescer; isso também nos encoraja e nos anima.

Não nos reunimos porque temos que nos reunir. Nos reunimos porque estarmos juntos é um presente. Isso não significa que temos que nos reunir com amigos cristãos nas suas casas, embora isso seja muito bonito e importante. Precisamos de mais que isso.

Então do que precisamos, exatamente?

Precisamos de amigos amorosos, de testemunho pessoal e prestação de contas, ensino sólido, autoridade bíblica e oportunidades para ajudar outros a ficarem mais próximos de Cristo.

Nós precisamos viver sob a autoridade de pastores e pessoas mais experientes que exerçam liderança, pessoas que provaram sua fidelidade por meio das suas vidas e realmente crescem em Cristo e na sua palavra. Se não estivermos sob a autoridade de mestres qualificados que vivem o que pregam, nosso conhecimento sobre Deus pode se tornar algo que não condiz com o que Deus ensina.

Muita gente não gosta de prestar contas da sua vida para outras pessoas. É desconfortável ter nossas vidas examinadas e alguém nos dizendo que erramos e precisamos mudar. Mas, se não formos responsabilizados, nossos erros vão crescer até chegar no ponto em que eles machucarão outras pessoas.

Ao ser membro de uma igreja, sob a tutela de mestres qualificados de acordo com o que a Bíblia orienta, estamos assumindo responsabilidade diante de outros.

A autoridade desses líderes qualificados também nos protege de pessoas que queiram nos maltratar. Ela nos dá acesso a pessoas que podem nos ajudar quando formos ofendidos. Muitas vezes precisaremos de alguém que nos apoie.

Por fim, a igreja nos dá a estrutura de uma comunidade onde podemos encontrar um caminho que nos ajude a trazer outros cada vez mais para perto de Cristo. Não podemos esquecer que, depois que Deus transforma as nossas vidas, ele nos ordena que ensinemos a outros sobre ele também.

É fácil evangelizar em um ambiente sem estrutura, mas fazer discípulos é um compromisso de longo prazo. Nós devemos sempre discipular pessoas e, ao mesmo tempo, nos submetermos à autoridade de pastores e líderes experientes, que nos ajudem a não ensinar algo errado ou até prejudicar as pessoas que estamos tentando ajudar.

Como encontrar uma comunidade da fé? Primeiro, peça que Deus te ajude. Então comece a procurar. Preste atenção nas pessoas que vivem uma vida pura, uma vida cheia de amor e descubra qual é a igreja que elas frequentam. Comece a visitar igrejas. Encontre pastores e líderes que acreditem no que a Bíblia ensina e que não duvidem do que a Escritura fala. Tenha certeza de que eles também vivem o que falam. Caso contrário, eles não acreditam de verdade.

Seja lá qual for a igreja que você visitar, pergunte-se: as pessoas amam e servem umas às outras? Elas amam a Bíblia e se ajudam a praticar a fé de um modo que você possa sentir e ver? Lembre-se que ninguém é perfeito! Mas você consegue notar a diferença entre pessoas que não se importam em ter uma vida consistente e pessoas que se arrependem dos seus erros.

Pergunte a você mesmo: Deus é adorado e honrado neste lugar?

Não existe uma igreja perfeita. Apenas encontre uma igreja decente, vá a ela com frequência e não murmure. Seja a mudança que você gostaria de ver. Busque por oportunidades para encorajar sua família em Cristo. Ame as pessoas genuinamente! Sirva por amor e de coração. Não como uma tentativa de ser considerado “bom” por outras pessoas.

Reconheça que você é humano e que nós precisamos uns dos outros. Nunca se sabe, talvez a pessoa que irrita você pode ser justamente alguém que Deus colocou na sua vida para te fazer crescer. E você pode ter sido colocado na vida dela para, de modo gentil, ajudá-la a crescer em Cristo.

Vivam em paz e honrem a Deus juntos. Isso é a igreja.

Aprofunde-se

Encontre uma igreja e vá ao culto neste próximo domingo. Anote seus pensamentos quanto à experiência e como você foi impactado emocional, espiritual e fisicamente.