Línguas

Vídeo da Lição 8

Lição 8

A Bíblia é chamada de Palavra de Deus porque é o que Deus usa para explicar quem ele é, quem nós somos, de onde nós viemos e por que nós existimos. Isso é algo complicado. Se nós abrirmos a Bíblia num lugar aleatório e começarmos a ler, provavelmente vamos ficar confusos. Isto acontece porque a Bíblia consiste, na verdade, em 66 livros separados, escritos por autores diferentes durante um período de mais de 3000 anos.

Os livros da Bíblia foram inspirados por Deus. Além disso, Deus confirmou que o que está escrito nesses livros é verdadeiro e veio dele. Muitos deles foram escritos para grupos de pessoas específicas. A igreja primitiva coletou e agrupou esses livros num único volume, que nós hoje chamamos de Bíblia. Juntos, eles mostram como Deus interagiu com a humanidade através da história.

Os livros da Bíblia foram escritos em diferentes gêneros. O livro de Salmos, por exemplo, é um livro de canções e orações. Ele está cheio de metáforas que nem sempre devem ser entendidas literalmente. O evangelho de João, por outro lado, tem uma abordagem histórica da vida de Jesus.

As epístolas, como Gálatas e Efésios, são cartas escritas por líderes da igreja primitiva para grupos de pessoas específicas.

Existem ainda os livros de profecia como Isaías e Apocalipse — que contêm uma profecia longa e complexa, escrita originalmente para cristãos da igreja primitiva.

Tem mais coisas, porém eu acho que já entendemos a questão.

A Bíblia é também dividida em dois testamentos. O Antigo Testamento é composto por livros escritos antes do nascimento de Jesus e o Novo Testamento contém livros escritos depois do nascimento de Jesus.

Os primeiros cinco livros da Bíblia (o Pentateuco) foram escritos por israelitas e para israelitas, com propósito de explicar o começo do mundo, as promessas de Deus para aquele povo e como Deus os formou como nação.

Existem diferentes acordos entre Deus e o seu povo por toda a Bíblia. Estes acordos são chamados de alianças ou pactos. Hoje nós vivemos sob a aliança de Jesus. Isto significa que não precisamos seguir as leis cerimoniais detalhadas em livros como Levítico ou Deuteronômio, que estavam num contexto de uma aliança antiga que Deus fez com o povo judeu. As leis cerimoniais funcionavam como símbolos que apontavam para Jesus, então estas leis foram cumpridas de uma vez por todas na sua vida e morte.

Se a sua cabeça está girando, pare um pouco e respire fundo. Então, sinta-se encorajado, porque você não precisa entender tudo isso de uma vez!

A Bíblia não é uma coisa que você tem que ler como se fosse uma obrigação. É, na verdade, algo que você tem o privilégio de ler. Este processo deve ser uma alegria — ler, estudar e viver essas verdades pelo resto das nossas vidas. É um tesouro que vai transformar as nossas mentes e corações.

Algumas partes da Bíblia são mais fáceis de entender do que outras. Eu sugiro que você comece pelo livro de Gênesis (o primeiro da Bíblia) e pelo menos um dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas ou João).

Depois, talvez faça mais sentido seguir para o livro de Gênesis, junto com o livro de Atos e as epístolas do Novo Testamento.

Romanos e Hebreus são dois livros difíceis de ler, mas eles podem ajudar a perceber a diferença entre a nova aliança com Jesus e as antigas alianças do Antigo Testamento.

Há muitas histórias fascinantes na Bíblia. Também há muitas partes que são apenas genealogias e leis complicadas direcionadas ao povo judeu. Você pode ter certeza, porém, que cada parte da Bíblia tem um bom propósito e que vale a pena estudar, porque a Bíblia nos ajuda a entender quem nós somos, quem Deus é e como viver. Ela nos afasta do mal. Então é por isso que você deve ficar alerta com qualquer coisa que constantemente te impeça de ler a Bíblia. Seu celular, videogames, etc.

Se você não tem uma Bíblia, você precisa comprar uma. Algumas boas traduções da Bíblia são mais fáceis de ler, como a NAA (Nova Almeida e Atualizada), a NVT (Nova Versão Transformadora) e a NVI (Nova Versão Internacional). Se você tem um celular, você pode baixar um aplicativo e ler a Bíblia de graça. Ou até ler a Bíblia no computador pelo site Bible.com/pt.

Um bom aplicativo para celular é o da Bíblia JFA Offline. Nele você consegue baixar diferentes traduções, ouvir a Bíblia em áudio, encontrar planos de leitura da Bíblia e devocionais para ajudar você a começar. Se você tentar ler a Bíblia sem um plano de leitura, talvez você fique perdido.

Existem vários planos de leitura da Bíblia em um ano e eles são úteis porque te fazem ler pequenos trechos da Bíblia todos os dias. Se você quer ler muito, vá em frente. Mas é sempre melhor aprender a saborear a Palavra de Deus. Ela é uma fonte de encorajamento constante e sabedoria. A sua capacidade de viver uma vida cristã está diretamente ligada à frequência que você se empenha em ler a Bíblia com sua mente e coração.

Peça a Deus para que ele te ajude a entender a Bíblia. Peça para que ele te ajude a aplicar seus mandamentos no seu dia a dia. Não negligencie a leitura e não deixe de ouvir o que a Palavra tem a te dizer. Não se esqueça disso. Talvez você pense que não é um leitor, mas a Bíblia logo se tornará uma das coisas mais preciosas que você tem, porque ela é a palavra de Deus para você.

Aprofunde-se

Pegue uma Bíblia, encontre um plano de leitura anual e comece a seguir este plano.