Línguas

Vídeo da Lição 5

Lição 5

Quando nos voltamos para Deus e nos afastamos do mal, ele começa a preencher a nossa vida. Ele se torna a nossa obsessão. Nossa vida. Nossa alegria. Ele transforma o jeito como encaramos a vida. A Bíblia chama este processo de renovação da nossa mente.

A Bíblia ilustra essa transformação de três maneiras, referindo-se aos diferentes papéis que Jesus exerce: Salvador, Senhor e Amigo.

A Bíblia tem muito cuidado em nos mostrar que Jesus era um humano tanto antes quanto depois de morrer. Ele chama seus discípulos e as pessoas que o amavam de “amigos”.

Depois que Jesus ressurgiu dos mortos, ele não foi mostrar para as pessoas que o mataram como elas estavam erradas. Em vez disso, fez um café da manhã para os amigos, depois andou e jantou com eles. Em outro momento, ele apareceu para seus amigos em uma casa, mostrou suas cicatrizes e depois comeu com eles.

Ele queria mostrar que seu maior propósito para vir à Terra era ter relacionamentos.

O Deus de todas as coisas nos chama de amigos. Ele me serve e me ama, assim como eu o sirvo e o amo. Ele vive dentro de mim numa intimidade profunda. Nós nos amamos e respeitamos um ao outro.

Se você não acredita no que ele fala, você não o ama e você não vai conseguir experimentar o seu amor e poder na sua vida, porque você não pode amar alguém que não conhece ou em quem não confie. Se você não acredita que ele viveu uma vida perfeita e morreu para libertar você dos seus pecados, você nunca vai se afastar do seu próprio mal.

É claro que, para experimentarmos essa intimidade, ele precisa nos livrar do mal e se tornar o centro das nossas vidas. Como nosso Salvador, ele continuamente nos perdoa e nos liberta. Nós já falamos disso nos capítulos anteriores.

E quanto a Jesus como Senhor?

Um senhor é alguém que tem autoridade. Ele diz: “faça isso” e seus servos obedecem. A Bíblia diz que ele exige ser o nosso Senhor. Esse é um pré-requisito para viver em intimidade com ele.

Não se confunda. Ele não quer que nós obedeçamos com os dentes rangendo. Ao longo da história, Deus tem ficado com raiva de muita gente que cerrou os dentes e obedeceu. Ao invés disso, Deus quer que seu povo o obedeça porque eles querem agradá-lo. Ele quer que nós entreguemos nossa vida a ele por amor e confiança, não porque nós temos que entregar.

Se você não quer obedecer e dar sua vida a ele, mergulhe na sua Palavra (a Bíblia) e pense sobre quem ele é, quem ele diz que você é e o que ele fez por você. Então, de forma ativa, encontre seu desejo por ele.

Aqui está um exemplo da vida real sobre como encontrar esse desejo por alguém. Quando duas pessoas se casam, elas nem sempre sentem afeição uma pela outra. Mas quando eles se tratam com carinho, o amor deles cresce.

Uma esposa compra um presente para seu marido e, enquanto arruma o presente, ela lembra dele. O simples ato de planejar, comprar e escrever um cartão ajuda a aumentar sua afeição por ele, porque ela lembra como ele é e como ele reage quando recebe um presente. O amor cresce no seu coração e se torna real por meio da confiança que ela tem.

Quando somos lembrados de quem é Jesus e pensamos na sua bondade conosco, o amor cresce no nosso coração e se torna real. Em resposta, ele transforma os nossos desejos e nos dá forças para obedecê-lo, por causa do amor e confiança que temos em quem ele é.

Para que as promessas de Deus se tornem reais nas nossas vidas, precisamos encontrar nosso amor por ele através da leitura da sua Palavra, orando, confiando e obedecendo aos seus mandamentos. Tudo isso transforma a nossa mente conforme nós o desejamos cada vez mais como nosso Senhor, Salvador e Amigo.

Esses processos são importantes porque Deus os usa para nos transformar. Ele reconstrói a nossa identidade por meio da confiança na identidade dele como Salvador, Senhor e amigo.

Aprofunde-se

Leia Colossenses 1:15-23 e faça uma lista de pessoas que você ama, mas que ainda não sabem por que você decidiu seguir a Cristo e chamá-lo de Salvador, Senhor e Amigo. Ore para que Deus abra os corações delas e dê a você uma oportunidade de compartilhar a sua história, de como Deus transformou a sua vida. Será que ele está te dando oportunidades que você ainda não aproveitou?